TVs portáteis são boa opção para ver programas no sistema digital
O alto custo dos conversores e dos aparelhos de TV ainda parece ser um entrave para a expansão da TV digital no Brasil. No entanto um nicho tem se demonstrado promissor nessa área, justamente por ser uma forma mais econômica e prática de ver TV digital aberta: são os aparelhos portáteis, as antenas para notebook e os celulares com TV embutida.
A primeira transmissão digital de imagens no Brasil ocorreu em 2 de dezembro de 2007. A escolha do padrão tecnológico que seria utilizado gerou muita polêmica, mas, ao adotar o sistema japonês (ISDB-TB), o governo brasileiro deu um passo importante para a abertura de um novo filão neste mercado, o das TVs móveis.
Só no Brasil
O padrão de TV digital adotado nos Estados Unidos não permite a mobilidade. Na Europa existe a TV móvel, mas ela é paga, sendo administrada pelas operadoras de telefonia celular.
Somente no Brasil e no Japão, que adotaram o padrão móvel 1seg, é que os consumidores podem adquirir aparelhos portáteis para ver TV aberta sem nenhuma cobrança adicional.
O detalhe é que o sistema de transmissão brasileiro sofreu algumas pequenas adaptações em relação ao padrão japonês, de forma que os aparelhos comprados aqui no Brasil funcionam exclusivamente em território nacional e apenas nas localidades já atendidas pelo sinal digital.
Mercado
Para Audiene de Oliveira, gerente de produto da AOC, esse é um mercado ainda pequeno, mas que tem grandes oportunidades para crescimento. "Hoje as vendas desse tipo de equipamento representam não mais do que uns 2% do total vendido pela empresa, mas acreditamos que as TVs móveis possam apresentar ainda neste ano um crescimento de 50% nas suas vendas", diz o executivo.
"Com a popularização da TV digital e dos aparelhos móveis, a nossa expectativa é que esse aumento de 50% se repita nos próximos três ou quatro anos", analisa Oliveira. "Se pensarmos que hoje apenas 21 cidades em todo país recebem o sinal digital, é claro que na medida em que essa tecnologia se espalhar, a demanda por aparelhos também irá crescer."
Para a LG, que tem dois aparelhos celulares com TV embutida no mercado e que também anunciou na semana passada o lançamento de um netbook com recepção de TV digital, a boa aceitação do telespectador brasileiro para a TV aberta é a chave do sucesso. "O perfil de consumo de TV no Brasil favorece a adoção da mobilidade. A quantidade e a qualidade de conteúdos gratuitos são itens bem aceitos pelos brasileiros e essa função agrega valor real ao usuário", afirma Rodrigo Ayres, gerente de produto da marca.
Outra empresa que aposta nesse nicho de mercado é a Samsung. O primeiro celular capaz de receber sinais de TV digital em território nacional foi o Samsung V820, lançado em abril de 2008, mas hoje a coreana também traz o i6210 no seu portfólio, além de prometer um novo modelo para os próximos meses. "Nosso próximo lançamento com TV embutida deve ser no sistema de tela sensível ao toque", afirma André Varga, gerente de produto da Samsung.
Apesar de não ser considerado exatamente um sucesso de vendas, o executivo afirma que o Samsung V820 cumpriu suas metas. "A área de cobertura de TV digital ainda é um fator restritivo às vendas. Hoje em dia, o V820 e o i6210 não representam mais do que 2% ou 3% dos celulares vendidos pela Samsung", diz Varga. "Nossa expectativa é que em dois anos esse mercado já esteja muito mais fortalecido."
Copa do Mundo
Uma das apostas da Samsung é o fuso horário da próxima Copa do Mundo, a ser realizada em junho de 2010, na África do Sul. "Muitos jogos importantes devem ocorrer no período da tarde, em horário comercial. Nos jogos do Brasil as empresas dão uma folga, mas nos outros jogos vai ser interessante ter alguma forma de acompanhar tudo sem abandonar o trabalho", completa Varga.
terça-feira, 25 de agosto de 2009
Fonte: www.terra.com.br